Tecnologia Social voltada à promoção da qualidade do ensino e aprendizado, com especial ênfase na alfabetização em Linguagem e Matemática (crianças de 6 a 8 anos de idade)
Status atual
Desde final de 2022 o foco do Synapse tem sido em disseminar a metodologia para novos 31 municípios brasileiros, com a meta de ter reaplicado em 58 municípios, de 8 estados brasileiros, e beneficiar anualmente mais de 2.500 professores e 50.000 alunos até 2025. Outra prioridade é sistematizar e validar o modelo de avaliação de impacto, estruturado em 3 dimensões: 1) tempo de hora útil em sala de aula (produtividade); 2) grau de fidelidade da aplicação da metodologia pelo professor; 3) desempenho dos alunos.
Histórico
A construção do Synapse teve início em 2010, contando com a participação de apenas 4 professoras de rede municipal de Santa Luzia do Itanhy, e pesquisadores em neurociências e educação, de São Paulo. O objetivo era construir uma metodologia pedagógica que observasse o conhecimento das neurociências sobre como o cérebro das crianças processa o aprendizado de Linguagem e Matemática, mas incorporando o conhecimento de sala de aula das professoras, cuja realidade é bem distinta do ideal, e colocando estas professoras como reais construtoras da solução. Foram 6 anos de muitos erros para acertos, até que no final de 2015 chegamos na 1ª versão eficaz do Synapse, apenas para o 1º ano do ensino fundamental.
Entre 2016 e 2018 iniciamos o processo de validação do modelo de escala, com aquelas 4 professoras atuando como reaplicadoras em novos 13 municípios de Sergipe, ao mesmo tempo em que fomos aperfeiçoando a metodologia e construindo as versões para o 2º e 3º anos do ensino fundamental. Em cada município novo fomos também identificando professoras com perfil de reaplicadoras e chegamos ao final de 2018 tendo envolvido XX professoras e formado XX reaplicadoras. Em 2019 iniciamos a 1ª reaplicação do Synapse em outro estado, no caso na cidade de Bacabeira, no Maranhão, que depois virou polo de reaplicação para outros municípios maranhenses (Icatu e Presidente Juscelino). Em 2020 começamos a reaplicar na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e em 2021 no município do Umari, Ceará, onde já encontramos um trabalho excelente no campo da Linguagem, que serviu para aperfeiçoarmos ainda mais o Synapse, e trabalharmos juntos na melhoria do material sobre Matemática, integrando a Tecnologia Social LiLo ao Synapse. Ao final de 2022 o Synapse já havia sido reaplicado em 27 municípios, de 4 estados brasileiros, sendo 21 em Sergipe, 3 no Maranhão, 2 em Minas Gerais e 1 no Ceará.
Ao final de 2023 o
Synapse já havia
sido reaplicado em
37 municípios, de 7
estados brasileiros
Resultados
+44.000
alunos beneficiados
+80.000
beneficiados indiretamente
Recursos Materiais
Reconhecimento
Tecnologia Social certificada pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais em 2017